27.2.14

10 SUPERALIMENTOS QUE DEVEM INCLUIR NA VOSSA DIETA!

Olá meninas!
Para hoje preparei-vos uma lista com dez superalimentos. Sei que existem muitos mais, mas estes são que consumo com mais frequência.
Para quem nunca ouviu falar, os superalimentos são alimentos super concentrados, quer nutricionalmente quer energéticamente, que fornecem ao nosso organismo mais nutrientes, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, mas de uma forma natural, equilibrada e que vão ser totalmente assimilados pelo organismo, evitando assim o recurso aos suplementos alimentares e às vitaminas.
Cada vez mais é necessário incluir os superalimentos na nossa dieta, porque precisamos combater a poluição, os estilos de vida absurdamente stressantes, e a exposição do nosso organismo a toxinas, que reduzem o nível de nutrientes armazenados pelo corpo.


 01. abacate 
É dos frutos que mais contem proteínas, sendo por isso super saciante. Estudos comprovaram que o ácido oleico que nele encontramos, faz aumentar o bom colesterol e diminuir o mau. É um excelente aliado na prevenção de algumas patologias e antioxidante. Costumo comê-lo em saladas, ou esmagado e temperado com limão, vinho do porto e açúcar amarelo.

 02. açaí 
Nas minhas pesquisas li que o açaí é muito rico em flavonóides, uma substância de acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-cancerígena. Possui cerca de 20vezes mais flavonóides que o vinho tinto e dez vezes mais que o cacau. É um excelente antioxidante, contém ainda vitamina C e muitas fibras. Eu compro em pó e costumo juntar ao iogurte ou aos sumos, meninas do Brasil aproveitem e bebam muito sumo natural!! :)

 03. aveia 
A aveia é dos melhores cereais para regular funcionamento intestinal, e reduzir os níveis de colesterol. Tornou-me o meu cereal de eleição para o pequeno almoço, junto numa tigela com um iogurte e fruta fresca aos pedaços, uma delícia.

 04. chia  
As sementes de chia são as mais procuradas por quem está a tentar emagrecer, porque possui fibras que formam uma espécie de gelatina no estômago, dando a ilusão de saciedade e tornando a digestão mais lenta. Confesso que não faço uso regular delas, mas quando me lembro coloco uma colher sobre os cereais.

 05. frutos secos 
Os frutos secos têm uma quantidade astronómica de vitaminas e minerais tais como a B1, B5, B9, B2, ácido nicotínico, vitamina E, B6, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selénio e cobre.
São altamente nutritivos, e apesar de serem muito gordos, possuem uma gordura não saturada, ou seja uma gordura que aumenta as lipoproteínas e o bom colesterol. Adoro nas saladas e no arroz.

 06. bagas goji 
As goji são provenientes dos Himalayas e estão na moda, felizmente, mas tal como a soja é preciso ter cuidado com as que se compram. O ideal é que sejam biológicas, são mais caras mas são melhores. Têm pouquíssimas calorias, são antioxidantes e nutritivas. Não gosto muito do sabor então opto por colocar na salada de fruta ou no iogurte.

 07. lentilhas 
As lentinhas são a leguminosa que melhor diminui o risco da obesidade, decido ao seu elevado teor em fibras que ajuda a reduzir a produção de insulina, e a manter os níveis de glicose equilibrados. São de fácil digestão e ricas em ferro.

 08. linhaça 
Quando passei por problemas intestinais a linhaça foi a minha melhor amiga. Possui uma quantidade de fibras essenciais incrível que regulam o intestino, e ainda ajudam na digestão, controlam a glicemia e o colesterol. A linhaça também possui omega 3, a substância que actua na redução da gordura. Uso duas colheres de sopa nos cereais.

 09. millet 
O millet é um cereal altamente nutritivo, contém muitas fibras e tal como as lentilhas é de fácil digestão. Tem proteínas, vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais, vitamina E e vários minerais como: o ferro, o magnésio, o fósforo e o potássio. Adoro cozidinho e já partilhei uma receita convosco, ver aqui.

 10. quinoa 
A quinoa é mais que um cereal, é uma excelente fonte de fibras e proteínas, que atuam na formação de massa muscular. Sem contar que possui poucas calorias e é uma delícia para ser consumida em saladas ou como substituto do arroz. 


Costumam comer estes alimentos meninas? Partilhem comigo mais alguns aí nos comentários.
fonte de imagens | a mulher sapo e a cozinhar

 onde comprar:  na loja Licorne | sigam aqui 

o blog está nas redes sociais, segue também:
     

comentário(s) pelo facebook:

10 comentários:

  1. Uma óptima dica, gostei muito da publicação Anita! Essas coisinhas todas mando-as vir do iHerb, são consideravelmente baratas e oferecem boas contra-partidas! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!! Que bom, se tiveres mais algum superalimento partilha connosco. Beijinhos :*

      Eliminar
  2. Olá, adorei o texto! só uma dúvida, onde há açaí em pó? é saudável na mesma? beijo e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sim Petra, e é ótimo.
      Eu compro na Licorne, em Viseu, é da marca BioSamara Ibéria. Mas com certeza outras lojas online terão.
      Muito obrigada! beijinhos :*

      Eliminar
  3. Desses alimentos eu só gosto de açaí. Bagas goji e millet eu acredito que não existam aqui no Brasil, mas se existirem ou têm outros nomes ou eu que desconheço mesmo, hahaha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Millet também pode ser chamado de Milho Painço, talvez assim você consiga encontrar. Adorei a visita Mari, beijão :*

      Eliminar
  4. Olá querida!

    Achei este post super interessante.
    Exceptuando o Millet, que nunca provei, os restantes alimentos são presença constante cá em casa.

    Devo só lembrar que, como em tudo, é preciso ter moderação e cuidado no consumo destes alimentos, especialmente se tivermos problemas de saúde de base… Isto porque falar em propriedades como ‘anti-hemorrágica’ ou em alimentos que ajudam ‘a reduzir a produção de insulina’ pode ser uma faca de dois gumes e pode não ser indicado para toda a gente.

    Faz-me lembrar o famoso Chá de Cavalinha que já levou muito boa gente aos serviços de urgência por ser tomado juntamente com anti-hipertensores…

    Na dúvida mais vale consultar um profissional de Saúde para tirar o melhor partido das propriedades destes alimentos.

    Beijinho grande ;) ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza N, tens toda a razão.
      Esta lista contém superalimentos mesmo muito bons, e que devem sim ser comidos de forma moderada, mas como tudo na nossa dieta alimentar.
      Tal como eu investiguei e estudei estes alimentos, e consultei médicos, acredito que o bom senso levará as pessoas a fazer o mesmo.

      Isso do chá é interessante, as pessoas sentem-se doentes e tomam chá com medicamentos, mas esquecem-se que os medicamentos são um combinado de ervas. O chá sim, 'é um pau de dois bicos', porque pode ampliar ou eliminar o efeito do medicamento. Claro que podem tomar o chá, mas podem dar um intervalo de 1hora.

      Obrigada pela partilha e um grande beijinho :*

      Eliminar
  5. Anónimo15:47

    Olá, Anita!
    Eu tenho o habito de comer bagas de goji todas as manhãs em jejum! Ja o faço ha alguns meses e, cuincidencia ou não, o facto é que não tenho sido atacada pelas doenças invernais! Tal como tu, não gosto do sabor delas desidratadas. Assim sendo, costumo colocar antes de ir dormir, algumas bagas numa pequena chávena e junto agua (fria ou quente). Na manhã seguinte tomo-as e é optimo!
    Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Huummm!! Ótima dica querida, vou experimentar!
      Beijinhos :*

      Eliminar