28.1.13

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O QUE CONSUMIMOS

Olá meninas! Hoje o assunto é sério, por isso leiam com calma e deixem nos comentários a vossa opinião.
Quero começar por vos perguntar se costumam ler os rótulos dos produtos de beleza que usam para saber, ou tentar perceber, a composição do produto? Quem é que olha só para ver a validade? 
Se eu arriscar um número digo que 98% não lê, e eu estou incluída nesse número. Já vi muitas blogueiras e vlogueiras, serem acusadas de influênciar as consumidoras, e isso é um facto, acontece todos os dias.
Agora pergunto-vos, porque é que antes de comprarem um produto não se informam mais sobre ele? A internet está aqui, pronta para nos dar todas as respostas. Temos ao nosso dispor uma biblioteca mundial livre, usem e abusem dela! Se as blogueiras ao fazerem uma resenha são honestas na opinião delas, e vocês sabem quando o são, querem usar e aconselhar o produto, qual é o problema?
Eu mesma ADORO marcas como MAC, Benefit, Boticário, NYX, Pantene, L'Oreal... e tenho consciência que na sua composição têm substâncias que são prejudiciais à nossa saúde, mas também sei que sempre que as uso, a escolha e a responsabilidade é minha! Vocês não podem responsabilizar outras pessoas pelas vossas escolhas.


Quem já me acompanha há algum tempo sabe que eu sou muito honesta na minha opinião, e defendo sempre as causas em que acredito. Por isso é que falo tão bem de marcas como a The Body Shop, Dr. Organic, Botica das Plantas ou a Himalaya. São empresas que defendem o comércio justo, não fazem testes em animais e principalmente usam substâncias naturais que não são prejudiciais a nós nem ao planeta. 
Até a própria Kiko, que apesar de não usar substâncias naturais, não faz testes nos bichinhos, e os produtos são fabricados na Europa, onde existem muito mais regras e fiscalização.
Então vocês perguntam-me, mas se usarmos produtos naturais ou biológicos, não sai muito mais caro? Isso sai, sem dúvida! Mas aí, a decisão cabe a cada uma. O conselho que vos posso dar é façam o que eu faço no meu dia a dia. Comprem MENOS, mas com QUALIDADE. Como também não tenho nenhuma mina de ouro em casa, costumo intercalar os produtos de corpo e cabelo. Uma vez são totalmente naturais, outra são de supermercado. Em vez de ter a minha banheira com 15 mil produtos, tenho só 3 ou 4 e acreditem que se vive muito bem. 
É uma questão de consciência meninas. Não se esqueçam que quanto mais espuma faz um shampoo, não significa que seja melhor, significa que tem mais químicos! Procurem no rótulo laureth sulfato de sódio, e terão a substância causadora desse efeito. 
Não é um único produto que nos vai fazer mal, mas são os cerca de 20 que colocamos na pele todos os dias! Pensem nisso!

Se quiserem mais informações consultem sites como: FDAPETA ou SAFE COSMETICS. Caso conheçam outros deixem nos comentários.

comentário(s) pelo facebook:

12 comentários:

  1. Muito bem colocado, Anita!
    Fazemos uso de coisas que nem sabemos a origem. fora que compramos muitas vezes por influência do mercado ou da internet.
    Adorei o post! Parabéns mesmo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi querida!
      Muito obrigada pelo comentário. No post contra mim falo, porque muitas vezes faço o mesmo. Não leio rótulo, e nem vejo de onde veio. Mas é importante esta consciência sim.
      Beijão e obrigada mesmo!!! ❤❤❤

      Eliminar
  2. eu por exemplo fiquei muito triste quando descobri que a MAC testa em animais... porque era uma das minhas marcas favoritas. Não posso ser hipócrita e dizer que deixei de comprar a marca, pois não deixei, mas confesso que penso mais vezes antes de comprar e até desisti de compras algumas vezes, assim como L'oreal. Adorei seu post. Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lu! Muito obrigada pelo comentário.
      É muito importante para mim saber a vossa opinião.
      Eu também não deixei de comprar na MAC, mas moderei percebes? Eu digo isso no post. Vou intercalando com outras mais naturais. Até porque o cheiro dessas marcas mais naturais é fantástico e adoro a hidratação.
      Um beijão :*
      ❤❤❤

      Eliminar
    2. Anita, você mora em Portugal? Em Lisboa? Eu moro em Lisboa! :)

      Eliminar
    3. A sério? Eu sou uma Portuguesa das beiras, moro em Viseu! :)

      Eliminar
  3. te mandei uma msg privada lá no face do seu blog. beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Nossa! Adorei o post ... de excelente qualidade!
    Eu também faço parte desses 98% que não leem o rótulo dos produtos e que não entende parte deles também ...
    Vou procurar a partir de hoje, prestar mais atenção e começar a usar outros tipos de produto ...
    E concordo plenamente no que você diz em ter 3 ou 4 produtos de qualidade ao invés de 1000 sem qualidade nenhuma!!! Além de comprarmos com consciência quando optamos por um produto de qualidade, evitamos o consumismo desenfreado!!!

    Super beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jú!!! Você sempre tão querida.
      Obrigada pela força e comentário.
      Temos que cuidar mais de nós né? comprar com consciência e moderação.
      Beijão <3

      Eliminar
  5. Muito bom o post Anita, realmente é muito difícil nós preocuparmos com os rótulos, eu tbm nuca leio e não entendo o que são. Como vc falou é melhor ter poucos produtos de qualidade e que não nos faça mal, do que vários que são prejudiciais. Todos os dias vemos produtos novos e é tanta blogueira falando, é difícil não querer experimentar tbm e acabamos nem ligando se são de boa qualidade ou não, queremos ter tbm, na verdade a escolha é nossa e qualidade vale muito a pena.
    Beijão amor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa querida!
      Fico feliz por partilhar da minha opinião, é um assunto delicado, mas é muito importante. Muito obrigada por comentar sempre.
      Beijos ❤❤❤

      Eliminar