20.6.20

PÃO BRANCO OU ESCURO, QUAL O MELHOR?

O pão é fonte de hidratos de carbono mas, dependendo do tipo de farinha que escolhemos, torna-se fonte de fibra, proteína, vitaminas e minerais.

Um pão feito com farinha refinada, tem menos fibra e um índice glicémico mais elevado do que um pão preparado com farinhas integrais. Ou seja, um pão mais escuro mantém os níveis de glicémia (açúcar no sangue) estáveis durante mais tempo, dá-nos mais saciedade e é mais nutritivo.

💡 Mas temos que estar atentos às ofertas no mercado! Há muitos pães de sementes, fit, lowcarb, glúten free ou bio, que estão carregados de sal, açúcar, óleos ou aditivos que são muito prejudiciais para a nossa saúde. Quanto mais extensa for a lista de ingredientes de um pão mais devem fugir dele.

Então, qual é o melhor pão?
A composição do pão deve ser simples: água, fermento, sal e farinha. Se a farinha for menos refinada melhor. Centeio, aveia, trigo integral e espelta são boas opções. Para além disso, deve ser denso. Esta é a melhor forma de ter a certeza que consomes uma versão amiga da dieta e da saúde.

Por isso, se não tens nenhuma intolerância ao glúten, e diariamente comes porções de hortícolas e cereais integrais, não há razão para que não possas incluir, de forma equilibrada, a farinha de trigo na tua alimentação.


RECEITA (8 bolinhas)

ingredientes
4 chávenas chá de farinha de trigo
2 c. café de fermento granulado
1 c. chá de sal fino
2 chávenas de chá de água morna

preparação
Coloca todos os ingredientes secos num recipiente grande e mistura-os.
Acrescenta a água e envolve com uma colher de madeira.
Tapa com plástico aderente e deixa fermentar de 8 a 10h.
Pré aquece o forno a 250ºC.
Coloca um pouco de farinha na bancada e por cima a massa já fermentada.
Coloca papel vegetal num tabuleiro.
Molda pequenas bolas de massa e coloca-as no tabuleiro.
Leva a cozer por 15 a 20min.


Esta e outras receitas fazem parte da minha comunidade Sê Mais.

Com amor, 
Ana

comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário