ACOMPANHA O MEU DIA

18.12.13

NA COZINHA: COMPOTA DE MEDRONHO

Olá meninas!
Se há coisa que adoro nesta época do ano, são os domingos frios mas com sol. Como tenho o privilégio de morar perto da aldeia, volta e meia passeamos pela floresta. Pinhas e pinhões, castanhas, miscaros, e medronhos, cada coisa na altura certa e acompanhada pelo perfume da natureza. 
No mês passado foi a vez dos medronhos. Conhecidos principalmente pelos licores ou aguardente, o medronho também é usado na confecção de bolos ou compotas. É um fruto benéfico principalmente para os rins e sistema urinário, fígado e infecções da boca e garganta. Pode comer-se assim, diretamente da árvore, são um pouco farinhentos e com um sabor ligeiramente agridoce mas não têm caroço. 
O medronheiro fica muito bonito porque mesmo tendo flor, encontramos o fruto em diversos estágios, parecendo uma árvore natalícia. 
Como não íamos fazer licor decidimos experimentar a compota. Pedi ao sr. google uma receita e aventurei-me com a cunhada. Resultado, ficou tão boa que vim partilhar convosco a receita.


 Ingredientes: 
1kg de Medronhos
750gr de açúcar
1 pau de canela (nós usámos 1 vagem de baunilha)

 Preparação: 
Depois de bem lavadinhos os medronhos, colocámos todos os ingredientes num tacho e ficaram a cozer durante 40minutos. Passado esse tempo, retirámos a baunilha, e triturámos. Por fim é só levar novamente ao lume até atingir o ponto espanada (mais ou menos 3minutos). Depois distribuimos a compota por frasquinhos ou tigelas de vidro enquanto ainda estiver quente. 
Mais simples impossível meninas! Como não sou nada gulosa, cortei uma banana em rodelas e cobri com a compota ainda quentinha... yummy!


Espero que gostem da receita meninas, se tiverem oportunidade de ir à caça de medronhos experimentem e depois contem-me tudo!

receita original retirada do site: hoje para jantar | e adaptada pela Dora e por mim

                                                                                o blog está nas redes sociais, segue também:
        

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários:

  1. Adoro medronhos, mas não sou muito boa a fazer compotas :)
    Aqui onde vivo também há muitos medronheiros, se arranjar alguns ainda irei tentar fazer esta compota. Agradou-me a ideia :)
    Beijinhos e boa quarta feira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário querida, aqui em casa também foi a minha primeira experiência, e olha que até é fácil. Beijinhos

      Eliminar
  2. Anita mulher! Sempre trazendo novidades para nós né? Já ouvi falar, mas nunca vi este fruto. Moro em frente a um monte mas, não tem disso. Se eu encontrar vou experimentar com certeza e se gostar, experimentarei a sua receita. Parece-me deliciosa!!

    Beijiinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!! Isso, se encontrares experimenta e conta-me. Eu gosto imenso de medronhos. beijão

      Eliminar