26.3.13

DICA DE LEITURA

Olá meninas! Vou iniciar uma nova série sobre literatura. Sempre gostei muito de livros, mas com esta história da internet, sinto que estou a perder muito tempo útil. Assim obrigo-me a ler mais! :)
'O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel', é um livro de Mário de Carvalho e compila duas novelas num volume. Não se consegue precisar a data, mas passa-se no tempo dos grão-duques, algures no império austro-húngaro, e em cidades imaginárias. Apesar de distintas, apercebemo-nos que as histórias têm uma continuidade de ambiente. 
'O Varandim' retrata a condenação de anarquistas, que punham em causa o poder do grão-duque e, promovem vários atentados. Enquanto que 'Ocaso em Carvangel', na minha opinião mais próximo de um romance do que uma novela, relata uma história de encontros e desencontros, na cidade de Carvangel. É no seu porto de chegada e partida, que os habitantes depositam os sonhos e esperanças, enquanto aguardam a vinda de Maria Speranza, um navio que tarda em aparecer e que promete um futuro melhor.
Mais do que semelhanças e metáforas com o que vivemos hoje em termos políticos, o livro relata o gosto/fascínio dos seres humanos pela morte e sobretudo, pelo sofrimento e humilhação dos outros. Um impulso bárbaro, que infelizmente ainda acontece muito na nossa sociedade. 
São 220 páginas de fácil leitura. Arrisquem e depois contem-me a vossa opinião.


Estou a tentar arranjar um cenário bem branco para fotografar, e até testei a minha máquina da Sony, mas estou tão habituada ao formato quadradinho do instagram que acabei por recorrer novamente  ao telemóvel, sou um caso perdido... hahaha! 

comentário(s) pelo facebook:

Sem comentários:

Enviar um comentário